sexta-feira, 24 de novembro de 2006

A Verdade

Um post com um título "A Verdade" deveria ser um post revelador, que exporia todas as falsidades e enrolações deste mundo.

No entanto, o que falo neste post não é sobre isso. Quero falar sobre a questão da verdade em si. Sobre o que é a verdade.

Muitas vezes já escutei a frase "Tudo é questão de opinião", "Depende do seu ponto de vista"... Outras tantas ouvi falarem "A verdade é subjetiva, depende de quem vê" ou "não existe verdade absoluta, apenas opiniões diferentes".

Oras, eu me nego a acreditar nisso. Se eu deixar uma bola de borracha cair no chão, o fato, a verdade é que a bola caiu em linha reta até atingir o chão. Não há outra interpretação do que aconteceu. A bola não vôou, ela não se manteve parada enquanto a Terra subiu, ela não caiu, parou por instantes e depois caiu de novo.

Sim, é um exemplo simplório, mas serve de introdução ao assunto principal. Um argumento contrário ao que apresentei acima seria "Isso é fato científico. Quando a discussão é humana, sobre assuntos que envolvem seres vivos, a coisa muda de figura".

Será que muda mesmo?

Vejamos... eu e meu primo brigamos. Minha tia chega e pergunta de quem foi a culpa. Eu digo que foi dele, ele diz que foi minha. E ela decide colocar os dois de castigo, obviamente. De qualquer forma, um de nós dois disse a verdade, certo? Certo?

Bem, provavelmente, eu tinha certeza plena de que estava falando a verdade. A minha verdade. O meu primo também. A verdade dele. E a minha tia com sua decisão de acordo com sua verdade.

Então, qual é a genuína verdade por trás de todas as verdades? É uma verdade universal, que não pode ser vista "por quem está no meio". Obviamente, com isso quero dizer que a real verdade só pode ser enxergada por um observador independente ao que está acontecendo.

Quanto a quem é este observador, depende de você. O pré-requisito é que ele tenha conhecimento de todas as variáveis envolvidas no processo, sabendo ordenar causas e efeitos, mínimos ou cruciais, para chegar à conclusão certa.

E quem pode saber isso tudo? Bem... essa é a área da opinião pessoal e a minha é Deus. Mas você pode dar outro nome se quiser. Acho que Ele já está acostumado a ser chamado de tanta coisa que deve colecionar esses "apelidos".

Essa é a minha visão do assunto. Mas acredito que existe uma verdade absoluta quanto à existência de uma verdade absoluta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Todos os fatos tem suas verdades. No plural. É questão de se ver de qual "lado" do fato você, para ver quantas verdades vão aparecer.
Você pode mudar de verdades, mas não pode mudar suas éticas e princípios. Mas e se sua ética e princípio for compravadamente errada? E se você estiver fazendo coisas só para ver o seu lado, mudando de lado só para ter o que você quer?
Será que vale a pena mudar de lado só para se ter o que se quer, ou só para ouvir o que te interessa? Será que isso não é um jeito de se enganar? Afinal de contas, um dia não vai ter jeito de "mudar de lado". E nesse dia, será que você vai ser capaz de fazer o que é ético e de bons princípios?